Olhares e Cidades
Culturas, identidades, abandonos, desigualdades, cotidianos, resistências. Múltiplas dimensões em cenários de cidades tecidas tanto por diferenças, antagonismos e conflitos quanto por solidariedades, harmonias e belezas. Espaços urbanos ou rurais, sendo mostrados de acordo com a visão de cada jovem fotógrafo(a).
Essa é a obra Olhares e Cidades. Um projeto subsidiado em práticas pedagógicas que reconhecem e valorizam a diversidade de olhares sensíveis, o respeito à pluralidade de ideias e a garantia da liberdade de expressão.
Trata-se de uma publicação elaborada pela disciplina de Fotojornalismo dos cursos de Fotografia e Jornalismo da Universidade Vila Velha, desenvolvida durante todo o semestre de 2019/2. Aos (Às) alunos (as) foi lançado o desafio de produzir um fotodocumentário em que tivessem a liberdade de apresentar a forma como viam a(s) cidade(s). O fundamental do método foi o aprofundamento em pesquisas teóricas, vivências em campo para a prática fotográfica, aprimorando o conceito proposto para, finalmente, tornar público parte de seu discurso visual.
Assim nasce o livro. Estruturado em trinta capítulos, cada um destinado a determinado(a) fotógrafo(a) que apresenta, em breve texto e em três fotografias, a sua visão da(s) cidade(s) por ele(a) trabalhada(s). O território midiático do livro permite a convivência igualitária, sem divisão de classes ou hierarquias. Uma consagração utópica (?) do mundo que queremos.
O desfecho do projeto coletivo vai além da socialização do conhecimento produzido no universo acadêmico, possibilitando, democraticamente, levar os resultados aos fotografados e ao público em geral. Mas, também um reconhecimento à dedicação dos(as) jovens estudantes que, em busca de aprimoramento e crescimento profissional, utilizam a fotografia como um meio de expressão, revelando detalhes impressionantes do mundo que nos rodeia, fazendo-nos refletir e debater a partir de uma visão mais crítica, consciente e libertadora.
Convidamos os(as) leitores(as) a percorrerem as páginas com olhar desbravador e livre, para criarem suas próprias leituras, em pacto íntimo com sua imaginação. E, ao final, participarem conosco desta missão, escrevendo, na última página, o seu desejo a respeito da cidade que gostariam de ver. E assim, seguiremos na busca de boas realizações em um mundo de esperanças.
Texto escrito pela professora e organizadora do livro Elizabeth Nader.
Fotos referentes ao dia do lançamento do livro acompanhado de uma exposição fotográfica.